Um acidente envolvendo duas lanchas deixou dezenas de pessoas feridas em Morro de São Paulo, na Bahia, na noite desta segunda-feira (7). Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver o desespero de populares que se uniram para resgatar as vítimas da colisão.
Inicialmente, as informações apontavam que não havia vítimas fatais. No entanto, ao longo da madrugada, foi confirmada a morte de Gustavo Veloso, morador de Morro de São Paulo, bastante querido pela comunidade local. A Prefeitura de Cairu lamentou profundamente a perda e destacou o empenho das equipes de saúde de Gamboa e Morro de São Paulo no resgate e nos primeiros atendimentos.
Um dos sobreviventes do acidente relatou os momentos de pânico vividos durante a colisão. Ele contou que estava sentado na parte dianteira direita da embarcação no momento do impacto. “A gente saiu de lá por volta das seis e pouca. Eu estava na frente, do lado direito, com outros companheiros. A lancha passou direto pela Gamboa. Quando a gente chegou perto de uma ilha, estava tudo escuro, não dava pra ver nada. A outra lancha apareceu de repente”, relatou.
A lancha havia partido pouco depois das 18h e seguia em direção ao destino final quando aconteceu a batida. A escuridão dificultou a visibilidade, contribuindo para o acidente.
Segundo a Prefeitura de Cairu, 14 pessoas precisaram ser transferidas para atendimento médico. Destas, apenas quatro permanecem internadas na Santa Casa de Valença. As demais foram atendidas em Gamboa e liberadas, por apresentarem quadro estável. Veja o estado de saúde dos pacientes internados:
· Rafael Tavares Brito, 59 anos – segue em observação, com quadro estável, e previsão de alta entre hoje e amanhã, sem necessidade de regulação;
· Raimunda Marques de Almeida, 57 anos – aguarda regulação. A família, que possui plano de saúde, está definindo a unidade hospitalar de destino;
· José Roberto Alves Costa, 59 anos – foi transferido por volta das 2h30 da madrugada de terça-feira (8) para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador;
· Anderson de Jesus Santana, 20 anos – paciente do Zimbo, segue internado em observação por conta de dores, mas sem risco, e deve ter alta ainda hoje.
Nos vídeos registrados por testemunhas, um homem não identificado relata que várias embarcações estavam mobilizadas nas buscas pelas vítimas. “Infelizmente, isso já era uma tragédia anunciada. Os caras andam 'avionados' à noite, estão todos doidos. Mais tarde vai se saber quantas pessoas estavam aqui”, desabafou.
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), informou que militares foram deslocados para o local para prestar os devidos auxílios e iniciar a investigação das causas do acidente. A CPBA também destacou que está em contato com autoridades locais e entidades náuticas. Novas informações serão divulgadas conforme a apuração avançar.