noticias686 Seja bem vindo ao nosso site RÁDIO VIDA!

Brasil

Hoje quarta-feira, dia 8 de maio é a data limite para quem precisa requerer ou regularizar o título de eleitor

Publicada em 08/05/2024 às 10:21h


Compartilhe
Compartilhar a noticia Hoje quarta-feira, dia 8 de maio é a data limite para quem precisa requerer ou regularizar o título de eleitor  Compartilhar a noticia Hoje quarta-feira, dia 8 de maio é a data limite para quem precisa requerer ou regularizar o título de eleitor  Compartilhar a noticia Hoje quarta-feira, dia 8 de maio é a data limite para quem precisa requerer ou regularizar o título de eleitor

Link da Notícia:
Frango Assado do Vale

Hoje quarta-feira, dia 8 de maio, é a data-limite para quem precisa requerer diversos serviços eleitorais no Brasil. Esses serviços incluem:

Cadastramento de Dados Biométricos: É importante que os eleitores realizem o cadastramento biométrico para garantir a segurança e a integridade do processo eleitoral.

Emissão da Primeira Via do Título de Eleitor: Para quem ainda não possui título, essa é a oportunidade de obtê-lo e participar das eleições.

Alteração e Regularização Cadastral: Se houver mudanças nos dados pessoais, como endereço ou nome, é fundamental atualizar o cadastro eleitoral.

A partir do dia 9 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização da logística de votação das Eleições 2024. Vale ressaltar que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, autorizou a prorrogação, por 15 dias, do prazo final para o fechamento do cadastro eleitoral em todo o estado do Rio Grande do Sul. Essa medida foi tomada devido à situação de calamidade pública decretada pelo governo estadual e em apoio à população gaúcha afetada pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Estatísticas:

Somente de janeiro a abril deste ano, foram registrados 5,9 milhões de requerimentos de alistamento eleitoral. Mais de 2 milhões desses requerimentos se referem a solicitações de novos títulos. 1,9 milhão trata de pedidos de transferência de domicílio eleitoral.

Não fique de fora das Eleições Municipais 2024! Confira a seguir mais informações sobre esses serviços e as condições necessárias para acessá-los:

Tirar o Título de Eleitor:

O título de eleitor é muito mais do que apenas um documento. É somente por meio dele que cidadãs e cidadãos podem exercer o direito de votar e de serem votados.

Manter o título regularizado é pré-requisito para outras ações, como obter passaporte, receber remuneração de função pública, participar de concorrência pública e se inscrever em concurso público.

Regularizar a Situação Eleitoral:

Não é possível votar enquanto estiver com a inscrição eleitoral (título) cancelada ou suspensa.

Verifique aqui a sua situação eleitoral:  https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome                                                                                                    

Lembre-se de que o prazo é curto, e é importante agir rapidamente para garantir o seu direito de voto nas próximas eleições. Mantenha o seu título de eleitor regularizado e participe ativamente do processo democrático!

Fontes: Tribunal Superior Eleitoral; TRE-RJ e CBN  










Nosso Whatsapp

 (75) 9 8343-6032

Copyright (c) 2024 - RÁDIO VIDA
Converse conosco pelo Whatsapp!