O engenheiro civil Frederico Siqueira Filho foi nomeado nesta quinta-feira (24) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo ministro das Comunicações. Com 26 anos de experiência no setor, Frederico deixa a presidência da Telebras, estatal à qual estava à frente desde maio de 2023.
“Recebo com orgulho e senso de responsabilidade o convite do presidente Lula para liderar o Ministério das Comunicações. Assumo essa missão com o compromisso de dar continuidade e ampliar os projetos desenvolvidos nos últimos anos”, afirmou o novo ministro.
Ao longo de sua trajetória profissional, Frederico consolidou uma carreira sólida em telecomunicações e tecnologia da informação. Atuou por 21 anos na operadora Oi, onde passou por áreas estratégicas como Operações, Planejamento, Comercial, Institucional-Regulatório e Diretoria de Relações Institucionais. Sua formação acadêmica inclui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, além de cursos em Administração, Ciência Política, Comunicação e Gestão de Projetos.
Durante sua gestão na Telebras, Frederico liderou iniciativas de inclusão digital, expansão da conectividade em regiões remotas e modernização da infraestrutura pública de comunicação. Agora, à frente do Ministério, seu desafio será fortalecer políticas públicas de transformação digital, ampliar o acesso ao 5G, conectar comunidades da Amazônia, acelerar a concessão de rádios e TVs e implantar a tecnologia da TV 3.0 no Brasil.
“Na Telebras, pude ver de perto como a conectividade transforma vidas. Como ministro, a missão é ampliar ainda mais esse impacto, levando internet a escolas públicas, comunidades isoladas e garantindo o acesso de todos à informação e à inovação”, destacou.
Fonte: Ascom - Ministério das Comunicações