A Casa da Cultura Jorge Amado, localizada em Ilhéus, Bahia, é um ponto turístico marcante que celebra a vida e obra do renomado escritor brasileiro Jorge Amado. Nascido em 10 de agosto de 1912, em Itabuna, A antiga residência de Jorge Amado, localizada no Centro da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, foi alvo de um arrombamento na sexta-feira (4). O imóvel, onde o escritor viveu até os 18 anos e que atualmente funciona como museu, teve parte do acervo furtado. Até a tarde de sábado (5), os autores do crime ainda não haviam sido identificados pela polícia.
Segundo informações da Prefeitura de Ilhéus, os criminosos danificaram todas as portas do primeiro andar e quebraram vidros do local. Além de itens que estavam em uma vitrine lacrada, uma televisão também foi levada.
Em nota, a gestão municipal informou que está realizando o levantamento completo dos prejuízos e tomando as providências necessárias junto aos órgãos de segurança pública.
O imóvel havia sido interditado pela prefeitura em janeiro deste ano para obras de restauração. Durante o período, a maior parte das peças do acervo - como livros do autor, esculturas e móveis da família - foi transferida para o Teatro Municipal de Ilhéus, que fica nas proximidades e permanece aberto para visitação.
O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Ilhéus.