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Concessão da antiga Via Bahia (BR-324/116) será leiloada; licitação marcada para o 1º semestre de 2026; mesmo em ano eleitoral

Publicada em 26/10/2025 às 10:16h -


Concessão da antiga Via Bahia (BR-324/116) será leiloada; licitação marcada para o 1º semestre de 2026; mesmo em ano eleitoral



O processo de licitação das BRs-324/116, anteriormente conhecido como Via Bahia e atualmente denominado Rota 2 de Julho, está programado para o primeiro semestre de 2026, apesar de coincidir com o período eleitoral no país. A informação foi confirmada por técnicos do Ministério dos Transportes, após o leilão do Lote 4 de rodovias do Paraná, realizado na sexta-feira (24).

O projeto de concessão engloba cerca de 663 km de rodovias federais na Bahia, incluindo os seguintes trechos:

·  BR-324/BA: do acesso ao Contorno de Feira de Santana até o entroncamento com a BR-116/BA;

·  BR-116/BA: do entroncamento com a BR-324/BA até o viaduto sobre a BR-116, podendo se estender até a divisa Bahia/Minas Gerais, dependendo do trecho definido.

O investimento estimado (Capex) para o projeto é de R$ 15,7 bilhões, incluindo obras de ampliação, duplicação de mais de 300 km de rodovias, implantação de faixas adicionais e a modernização do sistema de pedágio. O modelo adotado será o “free flow”, com passagem livre, substituindo gradualmente as tradicionais praças de pedágio.

Segundo o Ministério dos Transportes, mesmo com as eleições presidenciais previstas para outubro de 2026, as licitações de rodovias continuarão normalmente. A pasta projeta a realização de 14 leilões ao longo do próximo ano, totalizando 36 trechos concedidos desde o início do programa de concessões de rodovias no Brasil, em 1998.

O ministro Renan Filho destacou que, com esse ritmo, o governo entregará em quatro anos um volume de concessões superior ao já realizado em mais de duas décadas, reforçando a modernização da infraestrutura rodoviária nacional.

O projeto promete melhorar a segurança, reduzir o tempo de viagem e modernizar o transporte na Bahia, beneficiando usuários, transportadoras e o comércio local, ao mesmo tempo em que se adequa às exigências legais e técnicas do governo federal.

Redação: Rádio Vida, com informações do Ministério dos Transportes




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