O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou nesta segunda-feira (27) o papel estratégico do estado na produção de “terras raras” - minerais essenciais para a indústria tecnológica - durante sua participação na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM) 2025, realizada no Centro de Convenções de Salvador. O evento é considerado o maior da América Latina no setor mineral e reúne representantes de empresas, governos e investidores do mundo todo.
Em seu discurso na abertura do congresso, Jerônimo enfatizou que sediar o evento em Salvador simboliza o reconhecimento do potencial mineral da Bahia, especialmente no cenário global.
“Fazer um evento dessa magnitude aqui é chamar a atenção para o potencial que nós temos. As terras raras e outros minérios disponíveis na Bahia mostram que podemos nos colocar na luta por um formato de exploração responsável, sustentável e que envolva ciência, tecnologia e inovação”, afirmou o governador.
O gestor baiano esteve acompanhado do presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, cuja estatal mantém um estande no evento para divulgar as oportunidades do setor e atrair novos investimentos. A CBPM vem intensificando estudos e parcerias para o mapeamento de áreas com grande concentração de minerais estratégicos no estado.
Durante sua fala, Jerônimo também mencionou o contexto das negociações diplomáticas entre o presidente Lula e o governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, ressaltando que o setor mineral baiano acompanha atentamente os desdobramentos desse diálogo.
“O setor empresarial aguardava por isso, para evitar qualquer trauma nas relações de exportação e importação. A Bahia tem interesse direto nessas negociações. Exportamos petróleo, frutas, pescado e produtos minerais. Por isso, é fundamental que essa relação se mantenha estável e produtiva”, destacou.
Apesar das recentes tensões diplomáticas, o governador demonstrou otimismo quanto ao avanço das tratativas:
“O próprio Trump reconhece o papel do presidente Lula no Brasil e fora dele. Espero que essa relação seja reafirmada, porque houve má interpretação em alguns momentos. Os Estados Unidos são uma potência econômica e precisamos manter esse diálogo. O bom é quando a relação diplomática acontece com equilíbrio e respeito mútuo”, concluiu Jerônimo Rodrigues.
A EXPOSIBRAM 2025 segue até o final da semana, com painéis sobre inovação, sustentabilidade e transição energética, temas que, segundo o governo baiano, estão diretamente ligados à estratégia de desenvolvimento do estado no setor mineral.
Redação: Rádio Vida, com informações do Bahia Notícias
Nosso Whatsapp (75) 9 8343-6032