Depois de muita especulação, o Botafogo definiu seu novo comandante para a temporada 2025. O português Renato Paiva, de 54 anos de idade, ex-Bahia, foi anunciado como treinador do alvinegro carioca e chega para substituir Artur Jorge, que deixou o cargo após o fim do Campeonato Brasileiro de 2024.
Após uma boa passagem pelo Toluca, do México, Paiva retorna ao futebol brasileiro para comandar a equipe da Estrela Solitária. Ele deve assistir ao jogo contra o Racing, pela Recopa Sul-Americana, na noite desta quinta-feira (27), no Estádio Nilton Santos, ao lado de John Textor, dono da SAF alvinegra.
O treinador é um velho conhecido da torcida tricolor, tendo sido um dos primeiros técnicos do Bahia na "Era City". Contratado em 2023, ele permaneceu no clube por cerca de nove meses e conquistou o Campeonato Baiano no mesmo ano. No total, comandou o Esquadrão em 49 partidas, com 19 vitórias, 15 empates e 15 derrotas.
Depois de deixar o Bahia, Paiva assumiu o Toluca no início de 2024, onde permaneceu até o fim do ano. No clube mexicano, ele teve um aproveitamento sólido, com 44 jogos disputados, 22 vitórias, 12 empates e 10 derrotas.
Além do Bahia e do Toluca, Renato Paiva tem passagens pelo Independiente Del Valle, do Equador, e pelo Club León, também do México. Ele iniciou sua trajetória como treinador nas categorias de base do Benfica, de Portugal onde trabalhou por muitos anos antes de se aventurar no futebol sul-americano.
Agora, no Botafogo, o técnico português terá o desafio de comandar a equipe na temporada 2025 e buscar títulos sob a gestão de John Textor. A expectativa é que o treinador comece seu trabalho com o clube carioca e busque dar nova roupagem à equipe em busca de títulos na temporada 2025.