noticias787 Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano; Igreja inicia preparativos para o Conclave

28º
Mutuípe-BA Parcialmente nublado
Internacional

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano; Igreja inicia preparativos para o Conclave

Publicada em 21/04/2025 às 08:14h -

Compartilhe nas redes sociais

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano; Igreja inicia preparativos para o Conclave



O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu na madrugada desta segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. O falecimento ocorreu às 7h35 no horário local (2h35 em Brasília) e foi anunciado oficialmente pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Igreja Católica.

Francisco havia retornado ao Vaticano em março, após 38 dias de internação no Hospital Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia bilateral. Embora tenha recebido alta em 23 de março, seu estado de saúde permaneceu delicado. Sua última aparição pública foi no Domingo de Páscoa, 20 de abril, quando abençoou os fiéis da sacada da Basílica de São Pedro.

Última Aparição Pública: Na manhã do Domingo de Páscoa (20), o Papa Francisco apareceu brevemente na varanda da Basílica de São Pedro e realizou um passeio no papamóvel pela praça. Devido à fragilidade de sua saúde, não celebrou a Missa de Páscoa, presidida pelo cardeal Angelo Comastri. Mesmo assim, dirigiu palavras de esperança e bênçãos aos fiéis.

Conclave: Como será escolhido o novo Papa: Com a morte do pontífice, inicia-se o período de "sede vacante", durante o qual o Colégio de Cardeais se prepara para o Conclave que elegerá o novo Papa. O processo deve ocorrer entre 15 e 20 dias após o falecimento.

Somente cardeais com menos de 80 anos podem participar da eleição. Atualmente, até 120 cardeais estão aptos a votar e também a serem votados. Entre os brasileiros, destacam-se Dom Sergio da Rocha (arcebispo de Salvador), Jaime Spengler, Odilo Scherer, Orani Tempesta, Paulo Cezar Costa, João Braz de Aviz e Leonardo Ulrich Steiner.

As votações ocorrem na Capela Sistina, em sessões sigilosas. O eleito precisa de dois terços dos votos. A fumaça preta indica que não houve consenso; a fumaça branca anuncia a eleição de um novo Papa.

Legado de Francisco: O pontificado de Francisco será lembrado por sua humildade, empatia com os pobres e esforços por reformas estruturais e pastorais dentro da Igreja. Um dos marcos mais significativos de seu papado

foi a canonização de Irmã Dulce, proclamada Santa Dulce dos Pobres em 13 de outubro de 2019, a primeira santa brasileira. A canonização de Irmã Dulce foi possível após a comprovação de dois milagres atribuídos à sua intercessão. Autoridades baianas, como o então governador Rui Costa e o então prefeito de Salvador, ACM Neto, estiveram presentes no evento. Francisco sempre expressou seu carinho e devoção por Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Francisco também foi um defensor fervoroso das causas sociais e ambientais, sendo um crítico contundente das desigualdades e das mudanças climáticas.

Repercussão no Brasil: Lideranças brasileiras manifestaram pesar pela morte do pontífice. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a figura de Francisco como "a voz dos pobres e esquecidos". O prefeito de Salvador, Bruno Reis, também lamentou a perda e lembrou o carinho do Papa pelo Brasil e por Nossa Senhora Aparecida.

Funeral: O funeral do Papa Francisco será realizado nos próximos dias, com ritos tradicionais do Vaticano. A programação oficial será divulgada em breve pelo porta-voz da Santa Sé.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site RÁDIO VIDA Nosso Whatsapp (75) 9 8343-6032
Copyright (c) 2025 - RÁDIO VIDA
Converse conosco pelo Whatsapp!