Gabriela Silva, esposa do rifeiro conhecido como Nanan Premiações, e Rafaela, companheira do influenciador digital FJ, foram liberadas nesta sexta-feira (11) após passarem por audiência de custódia. A informação foi confirmada pelo Blog do Valente.
As duas haviam sido presas na manhã da última quarta-feira (9), durante a segunda fase da Operação Falsas Promessas, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro proveniente de rifas ilegais promovidas nas redes sociais.
Segundo o Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), Gabriela e seu marido, Nanan, figuram como lideranças do esquema. A operação mobilizou cerca de 300 policiais e ocorreu em Salvador, na Região Metropolitana e em municípios do interior do estado. As ações contaram com o acompanhamento da Corregedoria da Polícia Militar.
O grupo é investigado por promover sorteios com prêmios de alto valor, como carros de luxo e grandes quantias em dinheiro. As apurações indicam que os resultados desses sorteios eram manipulados para beneficiar membros da própria organização. Além disso, empresas de fachada e “laranjas” eram utilizados para disfarçar a origem ilícita dos recursos.
Enquanto Gabriela e Rafaela foram liberadas, os demais suspeitos detidos durante a operação permanecem à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia. O processo segue em andamento com o cumprimento de mandados de prisão, medidas cautelares e buscas, com base em pareceres do Ministério Público.