noticias830 Seja bem vindo ao nosso site RÁDIO VIDA!

Polícia

Operação Ambiental Combate Tráfico de Animais e Caça Ilegal no Vale do Jiquiriçá

Ação conjunta entre Promotoria e COPPA resulta em apreensão de armas, resgate de aves silvestres e prisão em flagrante de um suspeito

Publicada em 28/10/2024 às 23:35h |  

Compartilhe nas redes sociais
Frango Assado do Vale

Foto: Reprodução

Entre os dias 24 e 28 de outubro, a Promotoria Regional Especializada em Meio Ambiente do Recôncavo Sul, em conjunto com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), realizou a Operação Venator, destinada ao combate de crimes ambientais no Vale do Jiquiriçá. A operação, coordenada pelo promotor Dr. Julimar Barreto Ferreira, teve como objetivo reprimir atividades de caça ilegal, cativeiro e tráfico de animais silvestres, concentrando-se nos municípios de Ubaíra, Mutuípe, Laje, Varzedo e Elísio Medrado.

Após uma fase de investigações e monitoramento, a operação resultou em prisões e apreensões significativas de materiais ilegais. Foram confiscadas 11 armas de fogo de diversos calibres, 81 munições, oito lanternas de caça, uma motosserra, armadilhas e outros equipamentos utilizados para a caça e captura de animais. Além disso, as autoridades resgataram 27 aves silvestres e apreenderam aproximadamente 40 kg de animais abatidos, além de 9 galos de briga.

Principais Resultados da Operação:

  • Pessoas presas em flagrante: 1
  • Notificações emitidas: 5
  • Armas de fogo apreendidas: 11 (calibres .22, .28, 5.5mm e artesanais)
  • Munições apreendidas: 81 (39 unidades de calibre .28 e 42 unidades de calibre .22)
  • Lanternas de caça apreendidas: 8
  • Animais abatidos: aproximadamente 40 kg
  • Aves silvestres resgatadas: 27
  • Pessoas abordadas: 48
  • Itens adicionais apreendidos: pólvora, espoletas, camuflagem militar, celulares, lunetas, motosserra, armadilhas, esporas artificiais, protetores de esporas e bicos, além de 9 galos de briga.

As autoridades destacaram a importância da Operação Venator na luta contra crimes ambientais e a preservação da fauna local, que é uma riqueza da biodiversidade do Vale do Jiquiriçá. Além do Auto de Prisão em Flagrante (APF n° 68499/2024), inquéritos foram abertos pelo Ministério Público Ambiental (MPA) para dar continuidade às investigações, reforçando o compromisso com a vigilância ambiental na região.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca RÁDIO VIDA
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (75) 9 8343-6032
Copyright (c) 2024 - RÁDIO VIDA
Converse conosco pelo Whatsapp!