Na madrugada desta segunda (24), a cidade de Ipiaú, no sul da Bahia, foi palco de um crime brutal que chocou a comunidade local. A advogada criminalista Maria das Graças Barbosa dos Santos, de 50 anos, conhecida como Gal Barbosa, foi assassinada a tiros após ter sua casa invadida por homens armados.
O crime ocorreu na Rua Francisco José de Souza, no bairro Senhora Aparecida. Segundo informações da Polícia Civil, os criminosos invadiram a residência da advogada, que tentou fugir, mas foi alcançada e morta a poucos metros de sua casa. No local do crime, foram encontradas cápsulas de pistola .380 e fuzil calibre 7,62.
Maria das Graças era uma profissional respeitada no meio jurídico, com especialização em júri popular e pós-graduação em Direito Penal. Ela também era mestre em Direito do Trabalho e presidente da Comissão Especial de Direito dos Animais de Ipiaú. Nas redes sociais, onde era seguida por 14,6 mil pessoas, Gal Barbosa se definia como uma defensora da justiça e dos direitos dos animais.
A Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) manifestou profundo pesar e indignação pela morte da advogada e solicitou à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) celeridade na apuração do crime. A instituição também designou um representante para acompanhar as investigações, que estão sendo conduzidas pela Delegacia Territorial de Ipiaú.
Até o momento, a autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. As autoridades continuam investigando o caso e buscando pistas que possam levar aos responsáveis pelo assassinato.