Na manhã desta sexta-feira (16) A Polícia Civil da Bahia (PCBA), por meio da Delegacia Territorial de Mutuípe e com o apoio da Delegacia Territorial de Ubaíra, cumpriu um mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um homem suspeito de aplicar golpes financeiros em idosos no município de Mutuipe, no Vale Jiquiriça. A operação resultou na prisão do investigado por estelionato, e na apreensão de diversos materiais relacionados às fraudes.
De acordo com a investigação conduzida pela equipe da DT de Mutuípe, o suspeito atuava em uma agência bancária da cidade, onde abordava principalmente pessoas idosas sob o pretexto de ajudar em operações nos caixas eletrônicos. No entanto, simulava erros nos procedimentos e, sem o conhecimento das vítimas, realizava a contratação de empréstimos consignados em seus nomes. Os valores obtidos com as fraudes eram então transferidos para a conta bancária de sua esposa.
Durante o cumprimento dos mandados na residência do investigado, os agentes apreenderam diversos cartões de crédito, folhas de cheque, aparelhos celulares e um veículo modelo VW/Polo, que podem ter sido adquiridos com recursos provenientes dos golpes.
Segundo o delegado titular de Mutuípe, Felipe Ghiraldelli, cinco inquéritos policiais foram instaurados na unidade com base em denúncias de vítimas lesadas. “As diligências permitiram a identificação do modus operandi do suspeito e fundamentaram os pedidos de prisão e busca, que foram acolhidos pelo Judiciário”, afirmou o delegado.
O prejuízo total causado às vítimas já identificadas ultrapassa a marca de R$ 50 mil. A Polícia Civil segue com as investigações para apurar se outras pessoas estão envolvidas no esquema e para localizar possíveis novas vítimas.
A população pode colaborar com informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia da Polícia Civil, pelo número 181. Juntos, sociedade e polícia podem impedir que criminosos se aproveitem da boa-fé e fragilidade de quem merece respeito e proteção.