A coluna de Mirelli Pinheiro, do Metrópoles, apurou com exclusividade a identidade do cadáver que circulou nas redes sociais como sendo da jovem conhecida pelo apelido de “Japinha do CV”. A checagem desmonta a versão inicial: o corpo não pertence a uma mulher, mas sim a Ricardo Aquino dos Santos, baiano de 22 anos, apontado como integrante do Comando Vermelho.
A falsa informação ganhou força após a megaoperação contra a facção no Rio de Janeiro, quando a imagem de um corpo desfigurado passou a ser compartilhada como se fosse da suposta “Japinha”, cujo nome verdadeiro ainda não foi divulgado.
Ricardo foi morto com um disparo de fuzil que atingiu a cabeça, o que dificultou o reconhecimento imediato. Contra ele, havia dois mandados de prisão em aberto, relacionados a porte de arma e roubo.
Apenas homens entre os mortos
Como já havia sido antecipado pela coluna no domingo (2), todos os mortos identificados na operação são homens. Dos 117 suspeitos mortos, 115 já tiveram os nomes confirmados. Os dois restantes ainda aguardam identificação formal, mas os indícios técnicos também apontam para vítimas do sexo masculino.
A apuração reforça que não há mulheres entre os mortos na ofensiva policial, que terminou com 121 óbitos: 117 suspeitos e quatro agentes de segurança.
Nosso Whatsapp (75) 9 8343-6032