Na noite de ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, destacando os programas sociais Pé-de-Meia e Farmácia Popular. O discurso, que durou 2 minutos e 18 segundos, foi transmitido às 20h30 e teve como objetivo principal abordar as iniciativas do governo nas áreas de educação e saúde.
Lula iniciou seu pronunciamento mencionando o programa Pé-de-Meia, que oferece uma poupança e um auxílio financeiro mensal de R$ 200 para estudantes que atendem a critérios sociais e de assiduidade. Ele destacou que, a partir de hoje, os alunos que passaram de ano em 2024 começarão a receber parcelas de R$ 1.000.
Entrega de cartões do Programa Pé-de-Meia Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em seguida, o presidente falou sobre a gratuidade de 100% dos medicamentos do programa Farmácia Popular. Agora, todos os 41 medicamentos do programa serão distribuídos gratuitamente, beneficiando principalmente pessoas com doenças como diabetes, hipertensão e asma. Além dos medicamentos, o programa também passou a oferecer fraldas geriátricas de forma gratuita.
O pronunciamento ocorre em um momento de queda na popularidade do presidente, que enfrenta sua pior avaliação em três mandatos, com apenas 24% de aprovação. Lula tem lidado com falhas na comunicação do governo e recentemente mudou o comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom), colocando Sidônio Palmeira no lugar de Paulo Pimenta.
O presidente encerrou seu discurso afirmando que, após dois anos de reconstrução de um país que estava destruído, o governo está trabalhando para trazer prosperidade para todo o Brasil, principalmente para aqueles que mais precisam.
Assista o pronunciamento: