O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), demonstraram sintonia durante o lançamento do edital para a construção do túnel submerso Santos-Guarujá, nesta quinta-feira (27), no Porto de Santos (SP). Durante o evento, os dois trocaram elogios e reforçaram a parceria na execução da obra.
Tarcísio, que tem ligação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, agradeceu a Lula pelo apoio ao projeto e destacou a priorização do túnel pelo governo federal. “Presidente, eu quero agradecer ao senhor porque, desde o início, tivemos conversas sobre essa obra, e o senhor colocou isso como prioridade. Não está na hora de disputa política, temos que atender ao cidadão”, afirmou.
Lula, por sua vez, retribuiu os elogios e anunciou uma parceria com o governo paulista para eliminar as habitações de palafita na região. O presidente ainda fez questão de mandar um recado aos opositores que criticam sua aproximação com Tarcísio.
"Para quem não gosta que eu e Tarcísio estejamos juntos... Na semana passada, ele foi a Brasília discutir este evento, e eu o convidei para almoçar. Se isso incomoda alguns, que se preparem, porque ainda vamos tirar muitas fotos juntos. E o pior para os adversários é que estaremos sorrindo nessas fotos", brincou Lula.
A troca de gestos entre os dois líderes reforça um pragmatismo político voltado à governabilidade e ao desenvolvimento de projetos estruturantes, apesar das diferenças ideológicas.