Neste domingo (6), o município de Ruy Barbosa, localizado a 320 km de Salvador, volta às urnas para uma eleição suplementar, em razão da inelegibilidade do candidato mais votado nas últimas eleições. O cargo de prefeito está sendo disputado por dois candidatos: o médico Dr. George (PSD) e a vereadora Eridan de Bonifácio (MDB), esposa do ex-prefeito Bonifácio (MDB), que foi considerado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Com 23.883 eleitores aptos a votar, as urnas estarão abertas até às 17h para a escolha do novo prefeito. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informou que 89 urnas eletrônicas serão utilizadas na cidade para a realização da eleição.
Para garantir a segurança durante o processo eleitoral, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), operado pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM/Itaberaba), coordenará as operações, reunindo representantes das forças de segurança pública do estado, além de servidores do TRE-BA e autoridades locais. A Polícia Militar estará presente com efetivos do 11º BPM, CPR-Chapada, CIPT-Chapada e CIPE Chapada, enquanto a Polícia Civil contará com o apoio da Delegacia Territorial de Ruy Barbosa e da 12ª COORPIN/Itaberaba. O Departamento de Polícia Técnica e o Corpo de Bombeiros também terão equipes de plantão.
A cidade se prepara para um domingo de intensa movimentação, com o objetivo de escolher o novo prefeito e garantir a tranquilidade do processo eleitoral.