noticias998 Seja bem vindo ao nosso site RÁDIO VIDA!

Saúde

Valença registra primeira morte por Febre Oropouche na Bahia

Publicada em 24/05/2024 às 18:34h

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Valença


Compartilhe
Compartilhar a noticia Valença registra primeira morte por Febre Oropouche na Bahia  Compartilhar a noticia Valença registra primeira morte por Febre Oropouche na Bahia  Compartilhar a noticia Valença registra primeira morte por Febre Oropouche na Bahia

Link da Notícia:
Frango Assado do Vale

A Secretaria de Saúde de Valença, por meio da Vigilância em Saúde, informou que o município registrou um óbito por Febre do Oropouche, ocorrido em março deste ano. A vítima é uma mulher jovem de 24 anos, moradora da zona rural, sem histórico de doenças prévias. O óbito estava sob investigação e foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

A Febre do Oropouche (FO) é uma doença causada por um arbovírus, transmitida principalmente por mosquitos, especialmente o Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há evidências de transmissão direta de pessoa para pessoa.

Dados divulgados pelo Lacen no dia 17 de maio, apontam 438 casos confirmados da doença na Bahia. Valença aparece com 14 casos.

SINTOMAS:

O quadro clínico agudo observado tem evoluído com febre de início súbito, cefaleia (dor de cabeça), dor retro-ocular, mialgia (dor muscular) e artralgia (dor articular). Outros sintomas como tontura, calafrios, fotofobia, náuseas, vômitos, diarreia, exantema e prurido, também são relatados.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE:

Tais medidas consistem em minimizar a exposição à picada por vetores, quer seja por proteção individual ou coletiva, dentre as quais:

- Utilizar roupas que minimizem a exposição aos vetores, além de repelentes, mosquiteiros e telas em portas e janelas;

- Evitar áreas de transmissão ativa, especialmente nos horários de maior atividade do vetor (ao amanhecer e ao anoitecer);

- Eliminar criadouros e controlar fatores ambientais que favoreçam a reprodução e repouso do vetor, como água parada, lixo e matéria orgânica no solo;

- Realizar a limpeza de açudes, fontes, rios, lagoas ou quaisquer cursos de água natural, evitando o acúmulo de lixo e entulho.










Nosso Whatsapp

 (75) 9 8343-6032

Copyright (c) 2024 - RÁDIO VIDA
Converse conosco pelo Whatsapp!