O Esporte Clube Bahia está cada vez mais perto de concretizar um dos projetos mais ambiciosos de sua nova era sob a gestão do Grupo City: a construção de um novo Centro de Treinamento. A área escolhida para abrigar a futura estrutura fica nas imediações do Quilombo do Quingoma, ao longo da Via Metropolitana, ligação entre os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
Segundo apuração do Bahia Notícias, após um longo processo de análises e negociações, o local foi definido como o mais viável para atender às exigências da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) tricolor. Outros terrenos chegaram a ser cogitados ao longo do último ano, como áreas em Mussurunga, na Avenida Orlando Gomes (Piatã), e até mesmo no entorno do estádio de Pituaçu, mas esbarraram em entraves técnicos, jurídicos e estruturais.
A escolha do terreno próximo ao Quilombo do Quingoma envolve um pré-acordo entre as partes interessadas — Bahia, Grupo City, Governo do Estado e a Prefeitura de Camaçari. Um termo já teria sido firmado, mas ainda depende da aprovação final do projeto e da chancela jurídica para oficialização. A reunião entre o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), dirigentes do Bahia e representantes do governo estadual, que estava prevista para ocorrer na semana da partida contra o Santos, acabou sendo adiada, mas o entendimento permanece.
A área de aproximadamente 200 mil m² e padrão internacional
O novo CT ocupará uma área de cerca de 200 mil metros quadrados e será projetado com base no Etihad Campus, estrutura de excelência utilizada pelo Manchester City, referência mundial em infraestrutura esportiva. A ideia é centralizar no novo espaço o futebol profissional masculino e as categorias de base, transferindo o atual CT Evaristo de Macedo para o futebol feminino e projetos de iniciação esportiva.
Com a maioria dos entraves resolvidos — inclusive um possível imbróglio judicial sobre a posse do terreno —, restam apenas ajustes logísticos e de infraestrutura de acesso para que o anúncio seja realizado.
Evento oficial e presença do CEO do Grupo City: Internamente, o clube já discute a realização de um evento oficial para apresentar o novo projeto à torcida e à imprensa. A cerimônia deve contar com a presença do CEO do Grupo City, Ferran Soriano, que deve desembarcar em Salvador nas próximas semanas para participar do closing do negócio ao lado do CEO do Bahia, Raul Aguirre, e do diretor de Operações e Relações Institucionais, Victor Ferraz.
A construção do novo centro de treinamento representa um marco na reestruturação do clube sob gestão da SAF e promete colocar o Bahia em um novo patamar de excelência no futebol brasileiro.
A expectativa é que, com a nova estrutura, o Bahia alcance um novo patamar em termos de desenvolvimento de atletas e de apoio à sua equipe profissional, refletindo também nas melhorias para a gestão do clube.